PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS

CATEGORIA PÔSTER 


  1. O trabalho deverá ser escrito sob a forma de resumo curto, em português.
  1. O título do trabalho deve ser claro e conciso não ultrapassando três linhas.
  1. O nome e sobrenome dos autores devem ser separados por ponto e vírgula (Ex.: Sterza, J.M.; Pereira, J.B.).
  1. Inserir a(s) instituição(ões) e e-mail do autor que apresentará o trabalho.
  1. O texto não deve apresentar parágrafos.
  1. Inserir apoio institucional e financiamento, caso haja.
  1. Os resumos poderão ter no máximo 2.500 caracteres com espaço, incluindo o título, autor(es) e demais informações do resumo.
  1. O formato do arquivo deverá ser “doc” (Microsoft Word versão 2003 ou superior).
  1. O trabalho deverá ser submetido em 01 (uma) cópia digital para peset.pesquisa@inea.rj.gov.br


A data limite para a submissão do resumo é 12/05/2014 (ENCERRADO).


Obs.: O formato de apresentação dos painéis é livre.


EXEMPLO

PESQUISA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO GRUPO DE PROTEÇÃO INTEGRAL: CASO CONCRETO DAS UNIDADES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SOB GESTÃO DO INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE – INEA

Cristiana Pompeu Mendes1; Jolnnye Abrahão1

1 – Instituto Estadual do Ambiente / Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas / Gerência de Unidades de Conservação de Proteção Integral - Avenida Venezuela, 110, sala 315, Saúde, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20.081-312.


O grupo das Unidades de Conservação de Proteção Integral, de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de conservação - SNUC, é formado por cinco categorias: Estação Ecológica, Reserva Biológica, Parque Nacional, Monumento Natural e Refúgio da Vida Silvestre. Cada categoria possui atributos próprios, mas todas possibilitam o desenvolvimento de pesquisas científicas, mediante prévia autorização do órgão gestor da UC, visto que um dos objetivos do SNUC é “proporcionar meios e incentivos para atividades de pesquisa científica, estudos e monitoramento ambiental”. Visando cumprir essas determinações, em 2004 o Instituto Estadual de Floresta do Rio de Janeiro – IEF/RJ publicou a primeira portaria para regulamentar a pesquisa científica em UCs estaduais – Portaria IEF/RJ/PR Nº 154, a qual foi revogada em 2007 com a publicação da Portaria IEF/RJ/PR Nº 227, a fim de melhorar os procedimentos de gestão e a comunicação com os pesquisadores. Com o objetivo de levantar as pesquisas desenvolvidas nas UCs estaduais de Proteção Integral, foram analisadas as autorizações expedidas pelo IEF/RJ, atual Instituto Estadual do Ambiente (INEA), no período de 2004 a 2008. Observou-se que a maior parte das 137 autorizações de pesquisa expedidas nesse período relaciona-se com apenas três unidades: Parque Estadual da Pedra Branca – PEPB (20%), Parque Estadual da Ilha Grande – PEIG (19%) e Parque Estadual dos Três Picos – PETP (15%). Verificou-se um aumento expressivo no número de pesquisas cadastradas em 2008, totalizando 66 autorizações. Destas, 34 foram encerradas, sendo entregues o relatório final, e nove não foram efetuadas. Dentre as linhas de pesquisa, o estudo da fauna representou o maior número de projetos, com cerca de 43% do total. O aumento das pesquisas cadastradas refletiu uma nova visão institucional, valorizando cada vez mais a importância das pesquisas científicas como geradoras de informações para apoiar a gestão das UCs, fortalecendo a consolidação das áreas protegidas do Estado.